Ícone do site Contabilidade na Lapa – SP | RM Assessoria

Veja o que fazer se você caiu na malha fina do IR 2021

D2cf7f13 1472 41a1 96d5 43890108ed74 - Contabilidade na Lapa - SP | RM Assessoria

De acordo com dados divulgados pela Receita Federal nesta quinta-feira, 30 de setembro, 869.302 contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda (IR) 2021. Os 869.302 contribuintes representam 2,4% do total de declarações deste ano que chegou a um total de 36.868.780.

De acordo com a Receita os principais motivos que levaram os contribuintes à malha fina foram a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, bem como a inconsistência nas deduções da base de cálculo.

Caí na malha fina e agora?

Caso você seja um dos mais de 869 mil contribuintes que caíram na malha fina este ano, o recomendado é regularizar a situação o mais rápido possível. Isso porque, além de reter a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte que cai na malha fina corre o risco de:

Como regularizar a situação

Para verificar se o contribuinte caiu na malha fina, será necessário verificar a situação por meio da página da Receita Federal ou pelo aplicativo do Imposto de Renda.

Caso seja constatado que o contribuinte caiu de fato na malha fina, será necessário avaliar alguns pontos como as possíveis pendências na declaração, para posteriormente retificar a sua declaração.

Confira o passo a passo do que fazer:

Atenção! Em situações mais graves o contribuinte deverá comparecer à Receita Federal mais próxima afim de explicar o que ocorreu de fato. Caso seja necessário, não esquema de levar a documentação e comprovação de tudo o que foi declarado.

 

fonte: jornalcontabil

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile