Veja o que fazer se você caiu na malha fina do IR 2021

D2cf7f13 1472 41a1 96d5 43890108ed74 - Contabilidade na Lapa - SP | RM Assessoria

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

De acordo com dados divulgados pela Receita Federal nesta quinta-feira, 30 de setembro, 869.302 contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda (IR) 2021. Os 869.302 contribuintes representam 2,4% do total de declarações deste ano que chegou a um total de 36.868.780.

De acordo com a Receita os principais motivos que levaram os contribuintes à malha fina foram a omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual, bem como a inconsistência nas deduções da base de cálculo.

Caí na malha fina e agora?

Caso você seja um dos mais de 869 mil contribuintes que caíram na malha fina este ano, o recomendado é regularizar a situação o mais rápido possível. Isso porque, além de reter a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte que cai na malha fina corre o risco de:

  • Pagar uma multa de 75% sobre o imposto devido.
  • Ter o nome no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin). O nome é grande mas, de forma resumida, ele registra as pessoas que devem para órgãos e entidades federais.
  • Ter o CPF em situação irregular, o que dificulta na hora de abrir contas bancárias, pedir empréstimos ou até mesmo financiar um veículo.

Como regularizar a situação

Para verificar se o contribuinte caiu na malha fina, será necessário verificar a situação por meio da página da Receita Federal ou pelo aplicativo do Imposto de Renda.

Caso seja constatado que o contribuinte caiu de fato na malha fina, será necessário avaliar alguns pontos como as possíveis pendências na declaração, para posteriormente retificar a sua declaração.

Confira o passo a passo do que fazer:

  • Acesse o site da Receita Federal no ambiente virtual E-CAC;
  • Na maioria das vezes é possível resolver a situação ao realizar uma retificação da declaração, seja pelo celular ou computador, bastando ir nos campos “Meu Imposto de Renda”, depois em “Declaração” e, por fim, “Processamento”;
  • Clique na opção “Preencher a declaração online”, escolha o ano que vai ser alterado e finalize tudo em “Retificar declaração”.
  • Pronto! Agora é aguardar a Receita analisar sua retificação e responder em breve.

Atenção! Em situações mais graves o contribuinte deverá comparecer à Receita Federal mais próxima afim de explicar o que ocorreu de fato. Caso seja necessário, não esquema de levar a documentação e comprovação de tudo o que foi declarado.

 

fonte: jornalcontabil

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Educação Continuada

A educação continuada tem como objetivo atualizar o profissional sobre as tendências de mercado inovadoras, estratégias empresariais mais eficientes, modelos de gestão aprimorados e novas formas de se executar tarefas. Dentro das empresas, a educação continuada também pode estar presente

MEI

O MEI é conhecido por ser um modelo empresarial extremamente simplificado, no entando, indepente da sua simplicidade, a categoria de microempreendedor possui regras como qualquer outro modelo de negócio. Dessa forma, deixar de cumprir com as suas obrigações fiscais podem

PROFISSIONAL LIBERAL PODE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL?

PROFISSIONAL LIBERAL PODE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL? Por: Ana Luzia Rodrigues Quem decide trabalhar por conta própria se depara geralmente com algumas denominações como profissionais liberais e Microempreendedores Individuais (MEIs). O mundo moderno nos trouxe a possibilidade de escolher o

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top