SETOR DE SERVIÇOS CRESCE 0,9% EM SETEMBRO, DIZ IBGE…

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
SETOR DE SERVIÇOS CRESCE 0,9% EM SETEMBRO, DIZ IBGE…
O setor de serviços cresceu 0,9% em setembro na comparação a agosto, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o 5º resultado positivo consecutivo. No acumulado do ano, a alta é de 8,6%.

Os dados foram divulgados pelo instituto nesta 6ª feira (11.nov.2022). Eis a íntegra da pesquisa (937 KB).

Nos últimos 12 meses, o setor registrou aumento de 8,9%, leve variação em comparação a agosto, quando a taxa foi de 9%. Os resultados indicam a manutenção de uma trajetória descendente iniciada em abril de 2022, quando o acumulado era de 12,8%.

Ao comparar o resultado de setembro de 2022 com o mesmo período do ano passado, o setor de serviços avançou 9,7%. A alta se deve, sobretudo, aos setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que registraram aumento de 15,3% no intervalo.

Segundo o IBGE, a alta de 0,9% foi acompanhada por 3 atividades: informação e comunicação (2,0%), serviços prestados às famílias (1,0%) e dos profissionais, administrativos e complementares (0,2%). Em contrapartida, o setor de transportes e os outros serviços registraram queda de -0,1% e -0,3%, respectivamente….

Nos serviços prestados às famílias, registrou-se alta na receita das empresas de restaurantes; hotéis; serviços de bufê e atividades de condicionamento físico. Já no setor de serviços profissionais administrativos e complementares a alta veio de consultoria em gestão empresarial, gestão de ativos intangíveis; e organização, promoção e gestão de feiras, congressos e convenções, entre outros.

O aumento de receitas nos serviços de informação e comunicação foi verificado em portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet.

O IBGE registrou expansão do volume de serviços em setembro de 2022 em 19 das 27 unidades da federação. As maiores altas vieram de Rio de Janeiro (0,7%), seguido por Santa Catarina (2,6%), Rio Grande do Sul (1,0%) e São Paulo (0,1%).

TURISMO E TRANSPORTE
O indicador de atividades turísticas cresceu 0,4% em setembro, na comparação com agosto. Na comparação com o mesmo período de 2021, a alta foi de 22,5%. Enquanto no acumulado do ano, registrou-se aumento de 36,9%.

Segundo o IBGE, o aumento do segmento turístico foi impulsionado pelo aumento na receita de empresas que atuam em transporte aéreo; locação de automóveis; restaurantes; hotéis; serviços de bufê; e rodoviário coletivo de passageiros.

Já o volume de transporte de passageiros registrou expansão de 1,6% em setembro frente ao mês imediatamente anterior na série livre de influências sazonais. Em agosto, a taxa recuou 0,5%. Com o resultado de setembro, o setor está 1,6% acima do nível de fevereiro de 2020 e 21% abaixo de fevereiro de 2014, ponto mais alto da série histórica.

Em contrapartida, o volume de transporte de cargas teve variação negativa de 0,5% em setembro de 2022.
Fonte: Poder360

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

DIAS DE JOGOS DO BRASIL NÃO SÃO CONSIDERADOS FERIADOS

DIAS DE JOGOS DO BRASIL NÃO SÃO CONSIDERADOS FERIADOS A realização da Copa do Mundo acontece entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. Segundo cronograma anunciado, na primeira fase a competição, a seleção brasileira jogará nos dias:

MEI CONTABILIZA COMO EMPREGO FORMAL? ENTENDA

MEI CONTABILIZA COMO EMPREGO FORMAL? ENTENDA Após virar pauta durante as eleições, voltou-se a discutir sobre a classificação do Microempreendedor Individual (MEI) como emprego formal. Durante a pandemia, com a alta do desemprego, o MEI foi uma alternativa para muitas

MEI: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE NOME EMPRESARIAL E NOME FANTASIA

2 MEI: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE NOME EMPRESARIAL E NOME FANTASIA Entender a diferença entre nome empresarial e nome fantasia é fundamental ao abrir um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) . Apesar da nomenclatura ser parecida, os conceitos são diferentes.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top