QUAIS SÃO OS DIREITOS PARA QUEM TRABALHA NO NATAL E ANO NOVO?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
QUAIS SÃO OS DIREITOS PARA QUEM TRABALHA NO NATAL E ANO NOVO?
Por: Matheus Vinicius Ribeiro

Com o mês de dezembro se aproximando, todos já começam a pensar nas festas de fim de ano, entretanto, quais são os direitos para quem trabalha no Natal e no ano novo?

Existem alguns trabalhadores que mesmo nos feriados de final de ano estão exercendo suas atividades, é preciso conhecer os direitos desses profissionais.

Se você quer saber quais são seus direitos se você for trabalhar no Natal ou Ano Novo, leia este artigo até o final.

O trabalho no Natal e ano novo
Primeiramente, temos que analisar o seguinte: A legislação garante ao trabalhador descanso em feriados religiosos ou civis.

Outro ponto que podemos destacar é que muitas empresas dão férias coletivas ou realizam recesso no final de ano.

Entretanto, existem alguns setores que não param de trabalhar, portanto, o funcionário deverá estar presente no Natal e Ano Novo.

Dia 24 e 31 são pontos facultativos, ou seja, a empresa pode te obrigar a trabalhar.

Dia 25 de dezembro e 1º de janeiro são feriados nacionais, por este motivo, a empresa não pode obrigar a presença do colaborador.

Entretanto, quem trabalha por escala de revezamento deve trabalhar, mesmo no Natal e ano novo, é obrigatório.

Quais são os direitos para quem trabalha no Natal e Ano Novo?
Mesmo que o trabalho seja obrigatório, o Natal e Ano Novo trabalhado deverá ser compensado na mesma semana ou ser pago em dobro ao colaborador.

Portanto, quem exercer atividade no Natal ou Ano Novo, ou em ambos, terá os seguintes direitos:

* Receber um adicional de 100% da remuneração daquele dia (artigo 9º da Lei 605/49);
* Ganhar folga em outro (na mesma semana).
Artigo 9° da Lei 605 de 1949: “Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga”.

Conclusão
Se a sua empresa te obrigar a trabalhar no Natal ou Ano Novo, se atente aos seus direitos, é importante estar informado para evitar problemas futuros.

Portanto, se você trabalhar em algum dos dois feriados de fim de ano (ou ambos), não esqueça de exigir sua folga ou remuneração em dobro.

Lembramos que dia 24 e dia 31 de dezembro são apenas pontos facultativos, ou seja, a empresa pode optar por conceder uma folga integral ou parcial, ou, pode simplesmente não conceder folga nesses dias.

Os feriados são apenas nos dias 25 de dezembro de 2022 e dia 1° de janeiro de 2023.
Fonte: Jornal Contábil

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

RESCISÃO CONTRATUAL

O que é uma rescisão contratual? É o fim da relação entre empregador e empregado, por iniciativa de qualquer um dos dois. Como contar os dez dias para pagamento da rescisão? No dia seguinte ao desligamento. Pagamento da minha rescisão

DEFIS

A apresentação da DEFIS é obrigatória para todas as empresas do Simples Nacional, com exceção do MEI, que já entrega a Declaração Anual do Simples Nacional. O que deve constar na declaração? ● Os ganhos de capital; ● Número de

Imposto de Tenda 2023

O modelo completo é mais indicado para quem tem dependentes, muitas despesas dedutíveis com saúde e educação, e mais de uma fonte de renda. A declaração simplificada costuma ser mais vantajosa para quem não tem dependentes, possui poucas despesas dedutíveis

Novas funcionalidades do WhatsApp para sua empresa

O WhatsApp anunciou o lançamento de uma novidade no aplicativo brasileiro: será possível criar comunidades com até cinco mil pessoas. A proposta visa reunir grupos que tratem de assuntos similares para facilitar a organização de conversas. Dessa forma, por exemplo,

Como deixar seu trabalho menos estressante

O início do ano oferece aos trabalhadores um ponto de referência para poder avaliar o que deu ou não certo, o que se pretende no futuro e traçar um plano para alcançar metas, dizem especialistas. Alguns também lembram que fazer

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top