Pix errado! Consigo cancelar?

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Consigo cancelar um Pix enviado errado?

Infelizmente não! Como o Pix se trata de um sistema de transferência instantânea, ou seja, que se leva pouquíssimos segundos para ser realizado, não existem mecanismos que podem cancelar a operação após seu processamento.

Conforme informado pelo Banco Central, esse tipo de transferência instantânea só pode ser interrompida antes que o usuário realize a confirmação do pagamento.

Dessa forma, quem envia um Pix errado, independente do banco que esteja utilizando, não terá a opção de cancelar a transferência realizada.

Dessa forma, a recomendação do Banco Central é que o cidadão confirme absolutamente todos os dados e chaves antes do envio da transferência.

Mecanismo Especial de devolução do Pix

Apesar de não ser possível cancelar um Pix enviado errado, o Banco Central disponibiliza desde novembro do ano passado o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

O MED é destinado a agilizar o ressarcimento de usuários que são vítimas de fraude ou de falha na operação das instituições financeiras.

Nesse sentido, um usuário que foi vítima de golpe, o banco do qual partiu a transação possui um período de 90 dias para solicitar o dinheiro de volta para a instituição de destino.

Logo, o banco que recebe a solicitação de devolução que se encarregará de fazer uma análise, onde, durante o prazo o valor em questão fica bloqueado.

Assim, ao se confirmar que houve fraude ou falha operacional, o banco deverá notificar o usuário da conta que recebeu a transferência e posteriormente realizará a devolução do dinheiro.

Vale lembrar que o Mecanismo Especial de Devolução é utilizado exclusivamente para casos de fraude e falha em operações financeiras, ou seja, o cidadão que simplesmente enviou o dinheiro para uma pessoa errada ou ainda que tenha colocado um valor diferente, não existe uma ferramenta a ser utilizada.

Fonte:  jornalcontabil.com.br

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Educação Continuada

A educação continuada tem como objetivo atualizar o profissional sobre as tendências de mercado inovadoras, estratégias empresariais mais eficientes, modelos de gestão aprimorados e novas formas de se executar tarefas. Dentro das empresas, a educação continuada também pode estar presente

MEI

O MEI é conhecido por ser um modelo empresarial extremamente simplificado, no entando, indepente da sua simplicidade, a categoria de microempreendedor possui regras como qualquer outro modelo de negócio. Dessa forma, deixar de cumprir com as suas obrigações fiscais podem

PROFISSIONAL LIBERAL PODE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL?

PROFISSIONAL LIBERAL PODE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL? Por: Ana Luzia Rodrigues Quem decide trabalhar por conta própria se depara geralmente com algumas denominações como profissionais liberais e Microempreendedores Individuais (MEIs). O mundo moderno nos trouxe a possibilidade de escolher o

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top