Pix clientes poderao comprar em lojas virtuais sem aplicativo do banco

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
  PIX: CLIENTES PODERÃO COMPRAR EM LOJAS VIRTUAIS SEM APLICATIVO DO BANCO
O Open Banking está implementando um novo serviço que permite o compartilhamento de dados nas transações realizadas pela internet via PIX, por meio das iniciadoras de pagamento – empresas autorizadas a intermediar transferências entre contas de bancos diferentes.

Com isso, será possível efetuar a quitação via PIX em sites de e-commerce sem ter que acessar o aplicativo do banco. Desta forma, quando for escolher o pagamento via PIX, o consumidor precisará informar somente a chave de identificação que já utiliza normalmente – como CPF, telefone ou e-mail.

Em seguida, o banco emite um comunicado, via mensagem, com todos os detalhes da compra para o correntista, solicitando o seu consentimento para a transação. Após a confirmação, o pagamento será realizado.

Por enquanto, o sistema funciona como teste com usuários selecionados pelas instituições financeiras. A partir de dezembro, a ferramenta será disponibilizada para todos os clientes, em período integral, mas com limite de até R$ 1 mil. A partir de 17 de fevereiro de 2022, a funcionalidade não terá restrição de valor.

Pix sem aplicativo
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São (FecomercioSP) sinaliza que a medida impacta a experiência de compra do consumidor, considerando a agilidade no pagamento, já que, para efetuá-lo, basta digitar a chave PIX e confirmar as informações.

O Open Banking permite também que os dados dos clientes fiquem armazenados para as próximas compras, mas sempre com o seu consentimento e com finalidade clara. Além disso, a empresa pode oferecer descontos diferenciados àqueles que realizarem o pagamento via PIX.

Outro ponto positivo é que, para o comércio eletrônico, há menos chance de o estoque ficar parado até o pagamento do boleto ser compensado. No decorrer do tempo, a expectativa é de que o prazo de entrega seja menor, considerando a instantaneidade da modalidade.

Além disso, a quitação via PIX reduz o abandono do carrinho de compras, já que o valor da compra entra em conta instantaneamente e não corre o risco de o cliente esquecer de pagar o boleto – e a empresa deixar de vender a mercadoria para outro consumidor.

A possibilidade do Open Banking com a modalidade do PIX melhora o fluxo de caixa da empresa, e, com a chegada do Natal, pode ser uma grande oportunidade para que a empresa possa dispor de recursos das vendas de forma instantânea.

Segurança
O Bacen informa que as instituições participantes devem obedecer às regras estabelecidas pelo próprio e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), como a responsabilidade pelo compartilhamento dos dados e outras ações obrigatórias nos procedimentos do serviço.

Ainda assim, os usuários precisam se atentar aos detalhes de cada consentimento antes de autorizar o compartilhamento das informações, observando quem irá receber os dados, além do prazo e da finalidade. Vale lembrar que o consentimento e a confirmação do pagamento ocorrem via aplicativo ou sites oficiais, e não por contato telefônico do banco.

Com informações da FecomercioSP
Fonte: Contábeis

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Vamos falar de simples nacional?

COMITÊ DO SIMPLES NACIONAL DIVULGA SUBLIMITE DE RECEITA BRUTA ACUMULADA AUFERIDA PARA 2022 PORTARIA CGSN Nº 33, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2021 DOU 25.11.2021Divulga o sublimite de receita bruta acumulada auferida, aplicável no ano-calendário 2022. O PRESIDENTE DO COMITÊ

A variante Ômicron do novo coronavírus, classificada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem sido amplamente monitorada pelos sistemas de vigilância genômica do vírus de diversos países. Até a manhã desta quinta-feira (02), 33 deles já

Cancelamento da festa de Natal e de Reveillon em SP

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou nesta quinta-feira (2) o cancelamento do Réveillon na capital paulista. Ricardo Nunes está em viagem a Nova York acompanhado do governador do estado de SP, João Doria (PSDB), e confirmou o cancelamento

O VALOR DO ESG NAS EMPRESAS

  O VALOR DO ESG NAS EMPRESAS Embora os líderes de negócios possam se perguntar sobre o impacto do investimento em iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) em seus resultados financeiros, essas ações podem impulsionar o crescimento e contribuir

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Open chat