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TogglePensão por morte do INSS: saiba como solicitar, quais regras e documentos exigidos
- INSS exige documentação para liberação da pensão por morte;
 - Benefício pode ser aprovado para filhos, irmãos e cônjuge;
 - Saiba como fazer a solicitação pela internet.
 
Pensão por morte do INSS requer documentação dos dependentes. Com a pandemia do novo coronavírus vitimando mais de 18 milhões de brasileiros, algumas famílias passaram a buscar informação sobre os abonos previdenciários. No caso dos segurados que vão à óbito, os parentes podem receber seu salário. Entenda.

A pensão por morte do INSS nada mais é do que um beneficio previdenciário pago pelo órgão para os dependentes de um trabalhador que deve a morte declarada pela Justiça. Sua concessão, no entanto, exige uma série de regras e documentações que comprovem a ligação com os solicitantes.
De modo geral, o objetivo do abono é fornecer suporte financeiro para a família que foi afetada pela perda. O pagamento acontece temporariamente e seu valor varia de acordo com a renda do ente falecido.
Quem pode receber a pensão por morte?
- o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave;
 - os pais; e
 - o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.
 
Qual o tempo de concessão da pensão por morte?
- Para dependentes com menos de 21 anos a duração da pensão por morte é de três anos;
 - De 21 a 26 anos é de seis anos;
 - De 27 a 29 anos é de dez anos;
 - De 30 a 40 anos é de quinze anos;
 - De 41 a 43 anos é de vinte anos de pensão;
 - A partir de 44 anos a pensão por morte é para a vida toda;
 
Lista dos documentos exigidos para esposa ou marido
- Certidão de óbito do segurado;
 - Certidão de casamento.
 
Lista dos documentos exigidos no caso de união estável
- certidão de óbito do segurado (se constar o interessado como declarante do óbito vale como prova da união estável);
 - sentença judicial proferida em ação declaratória de união estável;
 - certidão de nascimento de filho havido em comum;
 - declaração do imposto de renda do segurado, em que conste o interessado como seu dependente;
 - disposições testamentárias;
 - prova de mesmo domicílio;
 - prova de encargos domésticos e despesas custeados pelo falecido;
 - procuração outorgada pelo segurado ao interessado;
 - conta bancária conjunta;
 - registro em associação, clubes e planos de saúde, onde conste o interessado como dependente do segurado;
 - apólice de seguro da qual conste o segurado com o instituidor do seguro e a pessoa interessada como sua beneficiária;
 - ficha de internação hospitalar do segurado, na qual conste o interessado como responsável pelo segurado;
 - escritura de compra e venda de imóvel pelo segurado em nome de dependente.
 
Quais documentos o filho deve apresentar?
- Certidão de óbito do segurado;
 - Certidão de nascimento do filho;
 - Se inválido ou com deficiência, atestados e laudos médicos comprovando a condição.
 
Pais e irmãos precisam comprovar vínculo com os seguintes dados:
- documentos pessoais comprovando vínculo de parentesco;
 - certidão de óbito do segurado;
 - declaração do imposto de renda do segurado;
 - disposições testamentárias;
 - prova de mesmo domicílio;
 - prova de encargos domésticos e despesas custeados pelo falecido;
 - procuração outorgada pelo segurado ao interessado;
 - conta bancária conjunta;
 - registro em associação, clubes e planos de saúde, onde conste o interessado como dependente do segurado;
 - apólice de seguro da qual conste o segurado com o instituidor do seguro e a pessoa interessada como sua beneficiária;
 - ficha de internação hospitalar do segurado, na qual conste o interessado como responsável pelo segurado;
 - escritura de compra e venda de imóvel pelo segurado em nome de dependente.
 
Passo a passo para solicitar a pensão por morte
- Acessar o site meu.inss.gov.br
 - Se tiver senha, clique em Entrar;
 - Na tela inicial, abaixo do seu nome, busque por “pensão” e clique na opção Pensão por Morte Urbana ou Pensão por Morte Rural;
 - O sistema pede para você atualizar os dados do seu cadastro, atualize e clique em AVANÇAR;
 - Agora, o sistema informa algumas regras, clique em Continuar;
 - Nesse momento, você deve confirmar seus dados para contato, preencher todas as informações e anexar os documentos.