O QUE DEVO INFORMAR NA RAIS 2022

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
O QUE DEVO INFORMAR NA RAIS 2022?
A RAIS é uma obrigação anual das empresas brasileiras, é preciso reunir diversas informações sobre os trabalhadores brasileiros e enviar ao governo, para enviar esta obrigação em 2022 é preciso saber o que deve ser informado nela.

A RAIS 2022, ano base 2021, ainda não teve seu programa liberado, mas é bom ir se preparando, afinal, tudo indica que em breve o programa será liberado, portanto, é hora de se informar.

Acompanhe este artigo até o final e saiba o que deve ser informado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2022.

Quem deve transmitir a Relação Anual de Informações Sociais?
Desde o ano de 2019 as empresas do grupo 2 e 3 do cronograma de implantação do eSocial estão dispensadas de enviar a RAIS, pois, essas empresas já estavam realizando o envio dos eventos periódicos pelo eSocial.

O envio dos eventos periódicos pelo eSocial substituem a RAIS, portanto, as empresas do grupo 1 e 2 não precisam mais enviar a Relação Anual de Informações Sociais.

Entretanto, as empresas do Grupo 3 do cronograma de implantação do eSocial devem estar obrigadas a enviar a RAIS 2022, ano-base 2021, pois, elas só começaram a realizar o envio dos eventos periódicos em julho do ano passado.

O envio da RAIS 2022 ainda não começou, mas cabe aos integrantes do grupo 3 e 4 se prepararem para enviar essa obrigação.

O que deve ser informado na RAIS 2022?
As empresas devem informar na RAIS 2022, todas as informações relacionadas às contribuições sindicais patronais referentes ao ano-calendário 2021, além disso, elas devem informar os dados sobre todos os colaboradores contratados.

Veja as principais informações que devem constar na RAIS:

* Data de admissão;
* Informações do colaborador (como data de nascimento e CPF);
* Data e motivo da rescisão de contrato;
* Valores relativos às verbas rescisórias;
* Valores de parcelas integrantes e não integrantes das remunerações mensais dos trabalhadores.
* Todas as empresas devem entregar a RAIS, com ou sem funcionários empregados (exceto o MEI).

RAIS Negativa 2022
Se uma empresa não possuía funcionários em 2021, a RAIS 2022 deverá ser entregue como “Negativa”, indicando que não possui vínculos para declarar.

A RAIS negativa pode ser enviada no portal da RAIS, é só preencher os quatro seguintes campos:

* Dados do estabelecimento;
* Endereço;
* Informações Sindicais e
* Responsável pela declaração.
Conclusão
O envio da RAIS 2022 ainda não começou a ser enviada, mas em breve o programa deverá ser liberado, portanto, organize as informações necessárias dos funcionários da sua empresa e fique preparado para enviar esta declaração.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Fonte: Jornal Contábil

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

FRANQUIA É UM BOM NEGOCIO?

2  FRANQUIA É UM BOM NEGÓCIO? Se você está pensando em empreender, uma opção a ser considerada é abrir uma franquia. Embora o investimento inicial possa ser um pouco mais alto do que criar um negócio do zero, as franquias

CONFIRA NOVE APLICATIVOS QUE FACILITAM A ROTINA DIÁRIA

Esse dado impressionante é resultado de um estudo feito pela empresa especializada em mercado mobile Data.AI (antiga App Annie), que revela um importante papel de ferramentas que trazem praticidade para o nosso dia a dia. Seja para pessoas físicas ou

DAS entenda o que é e como funciona

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional. O valor do DAS Simples Nacional para MEs e EPPs não é fixo. Isso ocorre pois

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top