Nova regra para a solicitação de empréstimos irá afetar o seu bolso; entenda

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Nova regra para a solicitação de empréstimos irá afetar o seu bolso; entenda

O mercado do crédito privado fará algumas mudanças nas concessões de empréstimos a partir de 2023, podendo afetar diretamente as decisões de investimento.

A Anbima informou através de uma resolução que os títulos registrados em dívida privada de carteiras de pessoas físicas deverão ser marcados a mercado a partir do dia 2 de janeiro do ano que vem.

Em outras palavras, haverá oscilações de preços que devem ser previamente notificadas aos clientes. A medida é válida tanto para as debêntures incentivadas ou tradicionais, como CRAs, CRIs e títulos públicos obtidos perante a Selic. A nova regra poderá ser uma grande surpresa para aqueles investidores que não estão acostumados à dinâmica de preços desses ativos.

Por outro lado, a futura política de solicitação de empréstimos e demais investidas pode ser bastante oportuna, tendo em vista que oferece mais transparência e possibilita ao investidor uma ampla tomada de decisão sobre seguir ou não nesta posição. Por hora, somente os fundos de crédito privado são obrigados a passarem por uma marcação a mercado.

Desta forma, o investidor tem a capacidade de visualizar diariamente os rendimentos das cotas, identificando se tiveram ganhos ou perdas. Na circunstância da pessoa física, a informação disponível por hora compete apenas na marcação de curva, ou seja, o quanto o papel irá render caso seja carregado até a data de vencimento, considerando também a variação do CDI ou do IPCA.

A nova norma terá o poder de equiparar ambos os grupos, os de fundos e os distribuidores. No entendimento de um gestor de fundo de crédito que não quis ser identificado, atualmente, a pessoa física tem a falsa sensação de ganhos. “Com essa informação, vai olhar a alocação com outros olhos, e isso vai ser bom para todos”, ponderou.

 

De acordo com dados relacionados ao desempenho do mercado secundário, é possível fazer a análise de que o investidor tende a ter perdas no resgate de papeis na maior parte dos casos. Atualmente, as debêntures incentivadas são negociadas em conjunto, através de 96,8% do valor de face em média.

Isso quer dizer que, se o resgate fosse realizado hoje, a perda seria em média de 4,1%. Se tratando de CRAs, o documento atinge o percentual de 2,3% e os CRIs ficam em 1,9%.

FONTE SITE FDR

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

FRANQUIA É UM BOM NEGOCIO?

2  FRANQUIA É UM BOM NEGÓCIO? Se você está pensando em empreender, uma opção a ser considerada é abrir uma franquia. Embora o investimento inicial possa ser um pouco mais alto do que criar um negócio do zero, as franquias

CONFIRA NOVE APLICATIVOS QUE FACILITAM A ROTINA DIÁRIA

Esse dado impressionante é resultado de um estudo feito pela empresa especializada em mercado mobile Data.AI (antiga App Annie), que revela um importante papel de ferramentas que trazem praticidade para o nosso dia a dia. Seja para pessoas físicas ou

DAS entenda o que é e como funciona

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional. O valor do DAS Simples Nacional para MEs e EPPs não é fixo. Isso ocorre pois

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top