NIS: O QUE É E COMO CONSULTAR O NÚMERO

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
NIS: O QUE É E COMO CONSULTAR O NÚMERO Por: Renata Baptista

O NIS é a sigla para Número de Identificação Social. Ele é uma sequência de 11 dígitos presente disponibilizada pela Caixa Econômica Federal.

Este cadastro é necessário tanto para quem trabalha com carteira assinada como para quem quer ter acesso a programas sociais, como por exemplo o Auxílio Brasil.

Os números do NIS e do PIS (Programa de Integração Social) são os mesmos. A diferença está na origem deles: enquanto o NIS é gerado no momento em que alguém passa a usar benefícios sociais, o PIS é gerado quando a carteira de trabalho é assinada pela primeira vez.

O NIS pode ser consultado tanto de forma física quanto digital em diversos canais do governo. Confira alguns deles:

Carteira de trabalho
Na CTPS digital, é possível conferir o número do NIS ou PIS dentro de um dos contratos registrados. O aplicativo da CTPS está disponível para download na versão Android ou versão iOS (Apple).

Já na carteira de trabalho em papel, o número pode estar anotado como PIS nas últimas páginas, em um cartão informativo da Caixa Econômica Federal.

Cartão Cidadão
No Cartão Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal para acesso a benefícios sociais e trabalhistas, o número do NIS está identificado logo abaixo do nome do beneficiário e acima da data de emissão do cartão. É uma sequência de 11 dígitos, que está antes do hífen.

Extrato do FGTS
Assim como na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS no extrato do FGTS dentro de um dos contratos registrados. O acesso ao extrato é possível pelo aplicativo, disponível para download na versão Android ou versão iOS, em uma agência ou pelo site da Caixa ou pelo serviço Caixa Cidadão, no telefone 0800-7260207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com atendente ocorre de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Meu INSS
Tanto o site Meu INSS como o aplicativo, disponível para download para Android e iOS (Apple), também permitem a consulta do NIS, porém é necessário fazer o cadastro ou usar os dados de acesso para o portal gov.br, que permite o uso de serviços digitais do governo federal. Neles, o número do NIS aparece como NIT. A consulta também pode ser feita pelo telefone da Previdência Social (135). Selecionando a opção 5, um atendente vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

CadÚnico
O Cadastro Único é mais uma alternativa para acessar o número NIS. É possível fazer isso após preencher informações pessoais no site Meu CadÚnico ou pelo aplicativo, disponível para download para Android e iOS (Apple).
Fonte: G1 – Economia

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Lucro real Anual ou Trimestral

Rosati O contribuinte optante pelo Lucro Real poderá escolher duas opções de apuração do IRPJ e CSLL. Lucro Real Anual Dentro da opção anual, existem duas modalidades: 1. Antecipações por Estimativa Mensal; 2. Antecipações com base em Balanço ou Balancetes

Quais os impostos que MEI paga?

Com o instituto de tirar da informalidade profissionais autônomos e pequenos empreendedores, em 2009 foi criado o MEI. Ao se formalizar como MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ próprio, a possibilidade de emitir notas fiscais e de ter

MEI ULTRAPASSOU O LIMITE?

O que deve ser feito ao ultrapassar o limite? Ao ultrapassar os R$ 81 mil reais anuais, será preciso pedir um novo enquadramento para a empresa, que poderá ser tanto para Microempresa (ME), quanto Empresa de Pequeno Porte (EPP), dependendo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top