NIS: O QUE É E COMO CONSULTAR O NÚMERO

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
NIS: O QUE É E COMO CONSULTAR O NÚMERO Por: Renata Baptista

O NIS é a sigla para Número de Identificação Social. Ele é uma sequência de 11 dígitos presente disponibilizada pela Caixa Econômica Federal.

Este cadastro é necessário tanto para quem trabalha com carteira assinada como para quem quer ter acesso a programas sociais, como por exemplo o Auxílio Brasil.

Os números do NIS e do PIS (Programa de Integração Social) são os mesmos. A diferença está na origem deles: enquanto o NIS é gerado no momento em que alguém passa a usar benefícios sociais, o PIS é gerado quando a carteira de trabalho é assinada pela primeira vez.

O NIS pode ser consultado tanto de forma física quanto digital em diversos canais do governo. Confira alguns deles:

Carteira de trabalho
Na CTPS digital, é possível conferir o número do NIS ou PIS dentro de um dos contratos registrados. O aplicativo da CTPS está disponível para download na versão Android ou versão iOS (Apple).

Já na carteira de trabalho em papel, o número pode estar anotado como PIS nas últimas páginas, em um cartão informativo da Caixa Econômica Federal.

Cartão Cidadão
No Cartão Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal para acesso a benefícios sociais e trabalhistas, o número do NIS está identificado logo abaixo do nome do beneficiário e acima da data de emissão do cartão. É uma sequência de 11 dígitos, que está antes do hífen.

Extrato do FGTS
Assim como na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS no extrato do FGTS dentro de um dos contratos registrados. O acesso ao extrato é possível pelo aplicativo, disponível para download na versão Android ou versão iOS, em uma agência ou pelo site da Caixa ou pelo serviço Caixa Cidadão, no telefone 0800-7260207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com atendente ocorre de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Meu INSS
Tanto o site Meu INSS como o aplicativo, disponível para download para Android e iOS (Apple), também permitem a consulta do NIS, porém é necessário fazer o cadastro ou usar os dados de acesso para o portal gov.br, que permite o uso de serviços digitais do governo federal. Neles, o número do NIS aparece como NIT. A consulta também pode ser feita pelo telefone da Previdência Social (135). Selecionando a opção 5, um atendente vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

CadÚnico
O Cadastro Único é mais uma alternativa para acessar o número NIS. É possível fazer isso após preencher informações pessoais no site Meu CadÚnico ou pelo aplicativo, disponível para download para Android e iOS (Apple).
Fonte: G1 – Economia

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Educação Continuada

A educação continuada tem como objetivo atualizar o profissional sobre as tendências de mercado inovadoras, estratégias empresariais mais eficientes, modelos de gestão aprimorados e novas formas de se executar tarefas. Dentro das empresas, a educação continuada também pode estar presente

MEI

O MEI é conhecido por ser um modelo empresarial extremamente simplificado, no entando, indepente da sua simplicidade, a categoria de microempreendedor possui regras como qualquer outro modelo de negócio. Dessa forma, deixar de cumprir com as suas obrigações fiscais podem

PROFISSIONAL LIBERAL PODE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL?

PROFISSIONAL LIBERAL PODE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL? Por: Ana Luzia Rodrigues Quem decide trabalhar por conta própria se depara geralmente com algumas denominações como profissionais liberais e Microempreendedores Individuais (MEIs). O mundo moderno nos trouxe a possibilidade de escolher o

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top