Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição

Nesta segunda-feira (25), a Receita Federal abriu a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de abril de 2022. Este lote comtempla restituições residuais de exercícios anteriores.

Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição
Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição (Imagem: Montagem/FDR)

No dia 29 de abril, o crédito bancário será realizado para 210.153 contribuintes. O valor total será de R$ 180.556.530,18. Desse todo, R$ 72.376.567,04 se refere a quantia de contribuintes que possuem prioridade legal, sendo:

  • 3.188 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 25.119 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 2.295 contribuintes com alguma deficiência mental ou física ou moléstia grave; e
  • 9.203 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, 170.448 contribuintes não prioritários serão contemplados com o crédito bancáriO

Como consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte precisa acessar a página da Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets para a consulta.

A página da Receita Federal também disponibiliza orientações e canais de prestação do serviço, possibilitando uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação de declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC.

Caso o cidadão identifique alguma pendência na declaração, há a possibilidade de retificar o documento. Neste caso, a pessoa corrigirá as eventuais informações que estejam equivocadas.

Pagamento da restituição do Imposto de Renda

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária indicada na declaração do IRPF. Caso, por alguma razão, o crédito não seja feito (se a conta foi desativada, por exemplo), o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesta situação, o contribuinte poderá reagendar o crédito das quantias pelo Portal BB, ou ligando para Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se a pessoa não resgatar o dinheiro da restituição em até um ano, será necessário requerer pelo portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e entrando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária“.

FONTE SITE FDR

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

FRANQUIA É UM BOM NEGOCIO?

2  FRANQUIA É UM BOM NEGÓCIO? Se você está pensando em empreender, uma opção a ser considerada é abrir uma franquia. Embora o investimento inicial possa ser um pouco mais alto do que criar um negócio do zero, as franquias

CONFIRA NOVE APLICATIVOS QUE FACILITAM A ROTINA DIÁRIA

Esse dado impressionante é resultado de um estudo feito pela empresa especializada em mercado mobile Data.AI (antiga App Annie), que revela um importante papel de ferramentas que trazem praticidade para o nosso dia a dia. Seja para pessoas físicas ou

DAS entenda o que é e como funciona

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional. O valor do DAS Simples Nacional para MEs e EPPs não é fixo. Isso ocorre pois

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top