Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição

Nesta segunda-feira (25), a Receita Federal abriu a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de abril de 2022. Este lote comtempla restituições residuais de exercícios anteriores.

Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição
Imposto de Renda: Receita Federal abre consulta ao lote residual de restituição (Imagem: Montagem/FDR)

No dia 29 de abril, o crédito bancário será realizado para 210.153 contribuintes. O valor total será de R$ 180.556.530,18. Desse todo, R$ 72.376.567,04 se refere a quantia de contribuintes que possuem prioridade legal, sendo:

  • 3.188 contribuintes idosos acima de 80 anos;
  • 25.119 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 2.295 contribuintes com alguma deficiência mental ou física ou moléstia grave; e
  • 9.203 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, 170.448 contribuintes não prioritários serão contemplados com o crédito bancáriO

Como consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda

Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte precisa acessar a página da Receita Federal, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para smartphones e tablets para a consulta.

A página da Receita Federal também disponibiliza orientações e canais de prestação do serviço, possibilitando uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação de declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC.

Caso o cidadão identifique alguma pendência na declaração, há a possibilidade de retificar o documento. Neste caso, a pessoa corrigirá as eventuais informações que estejam equivocadas.

Pagamento da restituição do Imposto de Renda

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária indicada na declaração do IRPF. Caso, por alguma razão, o crédito não seja feito (se a conta foi desativada, por exemplo), o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesta situação, o contribuinte poderá reagendar o crédito das quantias pelo Portal BB, ou ligando para Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se a pessoa não resgatar o dinheiro da restituição em até um ano, será necessário requerer pelo portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e entrando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária“.

FONTE SITE FDR

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

SIMPLES NACIONAL E O SUBLIMITE DO ICMS/ISS

SIMPLES NACIONAL E O SUBLIMITE DO ICMS/ISS O Simples Nacional é o nome abreviado do “Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”. Trata-se de um regime tributário diferenciado, simplificado e

PODER DIRETIVO: SAIBA SUA IMPORTÂNCIA

PODER DIRETIVO: SAIBA SUA IMPORTÂNCIA Poder diretivo é o conjunto de prerrogativas asseguradas pelo ordenamento jurídico que são concentradas na figura do empregador para a direção das atividades dos empregados, no contexto da relação de emprego. Existe um fundamento legal

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top