Erros ao enviar um pix! Sabia como resolver rapidamente

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
  ERROS AO FAZER O PIX? SAIBA COMO RESOLVER RAPIDAMENTE ESTAS SITUAÇÕES
Por: Silvio Souza

Atualmente, o Pix é um dos sistemas de pagamentos mais utilizados no Brasil. Assim como acontece em outras operações existentes, o usuário pode passar por erros ao fazer o Pix. Caso a pessoa passe por uma situação dessa, entenda o que pode ser feito.

Erros ao fazer o Pix: Chave Pix não encontrada

Este problema porque aconteceu um erro na digitação, ou ainda porque a chave não foi cadastrada no sistema. Se essa hipótese acontecer, a instituição bancária precisa informar que a transação não foi feita porque a chave não foi encontrada.

Sendo assim, o usuário deve verificar se a chave foi digitada corretamente. Se o erro continuar, vale pedir novamente o código para a outra pessoa.

Chave Pix no formato errado
Neste caso, o problema acontece porque o usuário digitou o dado em um formato incompatível com os disponibilizados pelo sistema – CPF/CNPJ, número de celular, e-mail e chave aleatória.

A instituição precisa comunicar sobre a transação incompleta porque teve um problema no formato da chave Pix. Para a solução, será preciso revisar a chave digitada, de forma a assegurar que ela está em um formato válido e escrita da forma certa.

Erro na liquidação da transação
Geralmente, este problema ocorre pela falta de saldo suficiente na conta, porque a conta de quem vai receber está indisponível ou não existe, por falha técnica ou porque a pessoa ultrapassou o tempo limite. A instituição deve avisar que a transação não foi completada, e deve indicar qual foi o problema.

A solução depende do motivo que causou o erro na liquidação. Caso o saldo seja insuficiente, será preciso efetuar um depósito na conta, por exemplo. Se a conta estiver indisponível, vale verificar com a outra pessoa se existe algum problema.

Já caso tenha um uma falha técnica ou a transação aossou do tempo máximo para ser feita, é possível que o sistema esteja passando por oscilação. Nesta situação, é recomendável esperar um tempo – e tentar novamente.

Falha de comunicação com o sistema Pix
O problema significa que a instituição financeira não conseguir trocar informações com o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) do Banco Central. Este órgão possibilita a busca por detalhes de contas por meio das chaves.

Nesta situação, a instituição deve apontar que a transação não foi feita por conta de algum erro técnico ou de comunicação. Se o problema acontecer, é indicado esperar um pouco, pois o sistema deve estar passando por oscilação.

Problema com QR Code do Pix
Entre os motivos que causam esta situação, estão a chave inexistente ou a perda do prazo de validade do código.

Neste sentido, a instituição precisa informar que a transação não foi finalizada por conta de um problema técnico ou de comunicação – caso a chave não exista – ou pelo fato de que o QR Code não tem mais validade. A solução mais indicada é avisar o emissor do código sobre o erro, e solicitar um novo código.

Envio de Pix para a conta errada
Se o dinheiro foi enviado para o destino incorreto, é recomendável saber quem é o destinatário. Neste sentido, vale destacar que as chaves cadastradas têm informações do recebedor. Com isso, quem enviou a quantia pode explicar ao banco o ocorrido.

Caso obtenha o contato do recebedor, a pessoa pode pedir a devolução do dinheiro. Se a devolução não acontecer, ainda há a possibilidade de realizar um boletim de ocorrência.
Fonte: FDR

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

DAS entenda o que é e como funciona

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional. O valor do DAS Simples Nacional para MEs e EPPs não é fixo. Isso ocorre pois

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Educação Continuada

A educação continuada tem como objetivo atualizar o profissional sobre as tendências de mercado inovadoras, estratégias empresariais mais eficientes, modelos de gestão aprimorados e novas formas de se executar tarefas. Dentro das empresas, a educação continuada também pode estar presente

MEI

O MEI é conhecido por ser um modelo empresarial extremamente simplificado, no entando, indepente da sua simplicidade, a categoria de microempreendedor possui regras como qualquer outro modelo de negócio. Dessa forma, deixar de cumprir com as suas obrigações fiscais podem

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top