Enem 2022: Solicitação de isenção começa na próxima segunda-feira (4)

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Enem 2022: Solicitação de isenção começa na próxima segunda-feira (4)

Os preparativos para o Enem 2022 já começaram. A primeira etapa do processo seletivo será a isenção, que poderá ser solicitada a partir da próxima segunda-feira, 4; para quem faltou no exame o procedimento é um pouco diferente.

Solicitação de isenção começa na próxima segunda-feira (4) (Imagem: FDR)
Solicitação de isenção começa na próxima segunda-feira (4) (Imagem: FDR)

Começa na próxima semana o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022; o Edital n.º 14/2022, com todos os procedimentos, prazos e maiores detalhes foi publicando nessa semana.

Isenção no Enem 2022

Se você estava inscrito no exame de 2021, mas não compareceu, terá que fazer a justificativa de ausência antes de tentar pedir a isenção da taxa.

Nesse caso, o candidato deve enviar documentação que comprove o motivo da ausência, todos os documentos deverão estar datados e assinados. No edital você encontra os documentos solicitados para cada um dos motivos aceitos descritos abaixo:

  • Assalto/Furto;
  • Acidente de Trânsito;
  • Casamento/União Estável;
  • Morte na Família;
  • Maternidade ou Paternidade;
  • Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
  • Privação de liberdade;
  • Emergência/Internação/repouso médico ou odontológico;
  • Trabalho;
  • Deslocamento a trabalho;
  • Intercâmbio acadêmico;
  • Atividade curricular.

Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Terão direito à isenção aquelas pessoas que: estejam cursando a última série do ensino médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Além dessas pessoas, os participantes que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) também poderão solicitar a isenção.

No caso desse último grupo o candidato terá que informar o número de Identificação Social (NIS) único e válido durante a solicitação.

Os pedidos de isenção e as justificativas poderão ser feitos através da Página do Participante.

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

FRANQUIA É UM BOM NEGOCIO?

2  FRANQUIA É UM BOM NEGÓCIO? Se você está pensando em empreender, uma opção a ser considerada é abrir uma franquia. Embora o investimento inicial possa ser um pouco mais alto do que criar um negócio do zero, as franquias

CONFIRA NOVE APLICATIVOS QUE FACILITAM A ROTINA DIÁRIA

Esse dado impressionante é resultado de um estudo feito pela empresa especializada em mercado mobile Data.AI (antiga App Annie), que revela um importante papel de ferramentas que trazem praticidade para o nosso dia a dia. Seja para pessoas físicas ou

DAS entenda o que é e como funciona

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional. O valor do DAS Simples Nacional para MEs e EPPs não é fixo. Isso ocorre pois

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top