Skip to content

CONTABILIDADE GERENCIAL: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO PARA GESTÃO E TOMADA DE DECISÃO

Compartilhe nas redes!

CONTABILIDADE GERENCIAL: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO PARA GESTÃO E TOMADA DE DECISÃO
Por Franks Crel Vieira Alves

Em um cenário competitivo onde as empresas tentam se manter sólidas no mercado buscando expansão ou até mesmo atingir novos nichos de mercado é imprescindível que todas as ações que envolvem o investimento e aplicações de recursos sejam analisados de forma minuciosa á fim de que as decisões sejam tomadas de formas assertivas e pontuais evitando resultados negativos que venham ocasionar perdas no patrimônio.

Uma empresa organizada com equilíbrio financeiro necessita de uma contabilidade eficiente, ajustada, com números que refletem de forma transparente, de acordo com todas as entradas e saídas, e em tempo hábil para uma melhor gestão e tomadas de decisões.

É importante que as informações cheguem com precisão para o departamento de contabilidade, que é o responsável em registrar todas estas informações e transformar em relatórios contábeis, que serão utilizados como instrumentos gerenciais.

Cabe aqui destacar que muitas empresas não possuem um departamento de contabilidade interno, transferindo esta responsabilidade para empresas ou profissionais habilitados em prestações de serviços contábeis. Neste caso o processo de transmissão de informação deve ser mais criterioso, pois todas as informações serão fundamentadas de acordo com o que foi repassada. Então é importante se valer de um ótimo canal de comunicação para que nenhuma informação deixe de ser registrada ou até mesmo sofra alguma distorção.

Também não podemos deixar de mencionar o relacionamento com o contador. O contador é o profissional habilitado e capacitado para orientar para toda e qualquer tomada de decisão. Com certeza sempre encontrará e indicará o melhor caminho. Então ter um bom relacionamento com o contador, não ocultando e sempre deixando a par de todas as ações em relação a empresa é um fator predominante para uma contabilidade confiável.

Já aos profissionais da contabilidade é necessário o aperfeiçoamento, capacitação e estudo frequente para atender todos os usuários da contabilidade. Em meio há tantas informações, legislações e obrigações, é de extrema importância que o contador esteja sempre atualizado para orientar de forma precisa e cumprir com as obrigações que são impostas para que a empresa não sofra nenhuma penalidade seja ela fiscal ou financeira.

Assim, conforme abordado podemos concluir que uma empresa que espera obter ótimos resultados e se manter sólida no mercado é necessário estar respaldada de informações precisas e em tempo hábil para uma gestão estratégica e tomada de decisão, e a contabilidade através de um contador qualificado tem papel fundamental para isso.
Fonte: Tributário

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top