Contabilidade: Uma área vital para otimizar a gestão operacional, o desempenho e o planejamento estratégico das organizações

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A contabilidade gerencial é capaz de trazer uma nova perspectiva sobre os resultados e processos do seu negócio. Entenda, postagem de hoje, como usá-la ao seu favor.

Qualquer empresa necessita ter informações específicas e exatas sobre as suas situações   econômica e financeira, para que possa fazer uma melhor gestão das suas atividades, melhorar seu desempenho e elaborar um planejamento estratégico possível de ser executado com precisão, que permita a concretização dos seus objetivos organizacionais de pequeno, médio e longo prazo.

Mas, de que maneira a contabilidade, vista como uma área burocrática, contribui nesses componentes vitais para a sobrevivência das empresas?  

Antes de responder essa pergunta, é necessário explicar o que é contabilidade e a sua relevância.

O que é a contabilidade?

A contabilidade é a área responsável por identificar, registrar e demonstrar, de maneira contínua, como a situação monetária da empresa está.

Com as informações geradas sobre compras, vendas, pagamentos, obrigações trabalhistas e impostos, que a organização precisa pagar às autoridades governamentais competentes, a contabilidade expõe os indicadores reais dos campos econômico, financeiro e patrimonial da organização.

Sendo assim, essas informações numéricas dão discernimento à empresa de quanto lucrou, de quanto deve, do quanto está em conformidade com as suas obrigações legais, quais gastos são supérfluos em suas atividades e o que podem ser reduzido e/ou eliminado.

Em resumo, a área contábil é responsável por:

  • Registrar e demonstrar fatos de maneira numérica (monetária);
  • Elaborar e implantar um sistema de gestão adequado ao porte e atividades econômica/social específicas da empresa;
  • Expor, de maneira periódica, as realidades econômica, financeira e patrimonial;
  • Analisar e apurar os indicadores gerados para indicar alterações, melhorias ou reduções, em dadas áreas da organização, para que ela atue de maneira mais rentável no seu segmento;
  • Fazer a previsão de pagamentos a serem efetuados, o quanto receber de terceiros, antecipar possíveis contratempos e precisar lucros.

Portanto, todas as responsabilidades descritas acima são realizadas pela área contábil, mediante prestação de diversos serviços dos quais merecem destaque:

Abertura de empresa

Nesta etapa, a área contábil auxilia em processos e procedimentos inerentes à abertura do negócio como:

  • Determinar o tipo mais indicado de empresa a ser formalizado;
  • Escolher os códigos de atividade da empresa, como o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) – indicador numérico consultado pelos agentes regulamentadores de fiscalização tributária no Brasil, para identificar o quanto as empresas estão em dia com suas obrigações fiscais;
  • Mapear e explicar as alíquotas de impostos que serão pagas futuramente, bem como ajudar na escolha do regime tributário mais indicado ao negócio;
  • Selecionar os indicadores financeiros que serão geridos quando a empresa iniciar as suas atividades;
  • Selecionar o plano de serviços contábeis mais úteis à organização.

Alterações contratuais

No ciclo de vida de uma empresa, alterar documentos como:

  • alvará,
  • contrato social,
  • entre outros.

É algo provável, e a área contábil também presta assistência nesses processos.

Escrituração contábil

Registro e emissão de livros que contêm os movimentos financeiros e econômicos da empresa como:

  • Balancetes mensais,
  • créditos e
  • débitos.

Emissão de guias dos impostos

Apuração dos impostos que a empresa deve pagar e também compreende a elaboração das guias que comprovam o pagamento desses impostos.

Apuração e elaboração dos documentos das folhas de pagamento

Compreende o recolhimento e emissão de componentes das folhas de pagamento:

  • Contracheques dos colaboradores;
  • Guias do Imposto de renda retido na fonte, INSS, fundo de garantia por tempo de serviço,
  • CAGED (Cadastro Geral de Empregados e desempregados), entre outros.

Contribuição na gestão tributária

Identificação de caminhos legalmente previstos e adequados para reduzir o pagamento de impostos.

Realização dos procedimentos no fechamento da organização

Independente do porte, a área contábil auxilia no fechamento de uma empresa, ao lidar com procedimentos como:

  • Movimentação (giro) de estoques;
  • Desligamento de funcionários;
  • Listar e indicar os débitos com credores (bancos e fornecedores), além dos impostos que não foram pagos dentro dos prazos adequados.

Contudo, com todos estes serviços, a área contábil é responsável por ajudar a empresa tanto nas suas operações cotidianas quanto nos projetos que requerem planejamento e investimento mais elaborados.

Além do mais, é por intermédio da contabilidade que a organização constrói relações respeitosas e adequadas, em termos jurídicos com órgãos regulamentadores e clientes internos (colaboradores), o que fortalece positivamente a sua imagem e reforça importantes e desejáveis indicadores, como ética, responsabilidade e consciência social.

Portanto, caso deseje ser assessorado por um escritório contábil que preste todos esses serviços com eficiência e comprometimento, entre em contato conosco!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

DAS entenda o que é e como funciona

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional. O valor do DAS Simples Nacional para MEs e EPPs não é fixo. Isso ocorre pois

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Educação Continuada

A educação continuada tem como objetivo atualizar o profissional sobre as tendências de mercado inovadoras, estratégias empresariais mais eficientes, modelos de gestão aprimorados e novas formas de se executar tarefas. Dentro das empresas, a educação continuada também pode estar presente

MEI

O MEI é conhecido por ser um modelo empresarial extremamente simplificado, no entando, indepente da sua simplicidade, a categoria de microempreendedor possui regras como qualquer outro modelo de negócio. Dessa forma, deixar de cumprir com as suas obrigações fiscais podem

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top