CONHEÇA AS NOVAS FORMAS DE TRABALHO E COMO ELAS IMPACTAM A SUA EMPRESA

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Nos últimos anos, com o advento da internet, da tecnologia e da pandemia, as formas de trabalho se transformaram. O que antes era feito apenas de forma presencial, hoje pode ser realizado em casa com tranquilidade e conforto.

Por conta do aumento do trabalho remoto, especialmente em tempos de isolamento social, as empresas tiveram que priorizar a saúde mental dos colaboradores, suas necessidades e, é claro, seu bem-estar como um todo.

Veja neste artigo quais são as novas formas de trabalho, como elas funcionam, como adequar esses novos modelos à legislação trabalhista e, no final, conheça um case especial da Flash Benefícios!

Quais são as novas formas de trabalho e como elas funcionam?
O trabalho remoto – ou sua situação temporária chamada de home office – são duas modalidades que ganharam destaque no mundo durante a pandemia da Covid-19. Nesse formato, o trabalho é realizado sem que seja preciso o colaborador comparecer ao escritório, sede ou filial da empresa.

Outro formato de trabalho que também vem ganhando relevância é o trabalho híbrido. Ela abrange conceitos do home office e do modelo presencial, fazendo com que o colaborador trabalhe alguns dias fora da empresa e alguns dias no local de trabalho.

Certas empresas também optam por modelos de trabalho mais disruptivos e inovadores, como é o caso da L”Oréal, que permite que os seus colaboradores saiam mais cedo do trabalho na sexta-feira, a chamada Short Friday.

Mas esse tipo de horário flexível não é apenas uma vantagem dos profissionais que atuam na L”Oréal. Diversas empresas oferecem a opção de os colaboradores trabalharem em horários diferenciados de acordo com a sua preferência e produtividade, desde que a qualidade do trabalho seja preservada.

Adequação das empresas às leis trabalhistas
As novas formas de trabalho são modernas e prometem fazer com que as pessoas trabalhem com mais qualidade e bem-estar. Porém, antes de fazer a implementação desses modelos, é preciso se atentar às leis trabalhistas.

O trabalho feito remotamente, por exemplo, precisa estar discriminado no contrato de trabalho individual do colaborador. Caso ele esteja em regime presencial e passe para o trabalho remoto, essa informação deve ser colocada no contrato em forma de um aditivo.

Outra exigência legal é que no contrato esteja previsto de quem é a responsabilidade por adquirir e fazer a manutenção dos equipamentos utilizados no dia a dia de trabalho. Essa responsabilidade não cabe apenas ao empregador, podendo ser feitos acordos entre ele e a empresa.

Além disso, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) exige que o empregador instrua os colaboradores em relação às precauções que evitam doenças e acidentes de trabalho. Isso deve ser feito de forma expressa e ostensiva, segundo a lei.

Home office e benefícios flexíveis
Para falar sobre os benefícios flexíveis no home office, podemos citar uma entrevista realizada pela Flash Benefícios com Alessandra Marchetti, gerente de operações de RH do Xerpay.

A Flash se tornou parceira da empresa em 2020. Desde então, automatizou e uniu o oferecimento dos benefícios do Xerpay em apenas um canal. Veja o que Marchetti disse:

“Hoje eu pago quase todos os benefícios que eu tenho da folha de pagamento através da Flash. Esse foi o meu case: eu consegui automatizar em um só lugar. Para mim era horrível ter que ficar entrando em plataformas diferentes. Hoje, quando minha analista para [com o objetivo de escolher os benefícios e seus fornecedores], ela faz todos os benefícios em um só lugar e em um só tempo, economizando o tempo dela e de todo o processo” – Alessandra Marchetti

Para as empresas que possuem colaboradores atuando em home office, a Flash oferece uma solução completa, com opções de benefícios como Auxílio Home Office, vale-alimentação, vale-refeição, benefício de mobilidade, cultura, bem-estar, saúde e por aí vai.
Fonte: Mundo RH

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

FRANQUIA É UM BOM NEGOCIO?

2  FRANQUIA É UM BOM NEGÓCIO? Se você está pensando em empreender, uma opção a ser considerada é abrir uma franquia. Embora o investimento inicial possa ser um pouco mais alto do que criar um negócio do zero, as franquias

CONFIRA NOVE APLICATIVOS QUE FACILITAM A ROTINA DIÁRIA

Esse dado impressionante é resultado de um estudo feito pela empresa especializada em mercado mobile Data.AI (antiga App Annie), que revela um importante papel de ferramentas que trazem praticidade para o nosso dia a dia. Seja para pessoas físicas ou

DAS entenda o que é e como funciona

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional. O valor do DAS Simples Nacional para MEs e EPPs não é fixo. Isso ocorre pois

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top