A importância do Contador na Economia Brasileira

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A importância do Contador na Economia Brasileira

Quer saber a importância do contador na economia brasileira? Confira o artigo abaixo

Se existe algo que todo empreendedor tem em comum, além de boletos, responsabilidades e MUITO empenho para que sua empresa prospere, é o fato de ter um Contador para garantir que suas responsabilidades legais estejam de acordo com as normas e leis vigentes no país.

Pois bem, por mais incoerente que isso seja, foi assim que o Contador foi visto e percebido por muitos anos, em um mercado onde ele se tornou apenas uma figura normativa e regulatória, perante o governo e as leis.

Mas a verdade é que o Contador tem um papel estratégico de suma importância para o empreendedorismo brasileiro. Assumindo que o Contador tem acesso a inúmeras informações, além de um conhecimento de administração e gestão que muitos empreendedores não possuem, ele se torna um alicerce para o desenvolvimento do empreendedor em nosso país.

Veja, o Contador tem informações ricas e variadas sobre seu cliente e consegue perceber e demonstrar quando a empresa está em situações de perigo, muito antes do próprio empreendedor. Isso acontece porque o cruzamento de informações financeiras mais o histórico de fluxo de caixa, entre outras informações, geram insumos concretos que fazem com que o Contador consiga prever cenários positivos e cenários negativos, que a empresa poderá passar nos próximos meses.

Mas será que todo contador tem essa habilidade?

Para que um Contador esteja apto a ter facilmente o histórico de informações da empresa, bem como poder cruzar essas informações e gerar insumos consultivos para ir além de uma Contabilidade normativa e tradicional, ele precisa ter um sistema que o ajude a registrar, armazenar, buscar e cruzar esses dados.

Realizar esse processo sem um sistema integrado pode demorar semanas ou até meses, fazendo com que seus insumos estejam defasados e não representem a realidade no momento da entrega do relatório, gerando falta de assertividade das informações e descrédito perante seu cliente.

Então, se analisarmos, historicamente, antes da era digital, fazer esse compilado de informações era um trabalho árduo, que gerava insumos com menor taxa de objetividade, quando comparamos aos relatórios que podemos desenvolver hoje.

Contabilidade na Era Digital

Com a internet em 97 e os inúmeros avanços na tecnologia e nas integrações, tudo que fazíamos se transformou: desde comprar pão até estudar. Até mesmo o que fazemos nas horas vagas foi transformado pela tecnologia, de forma natural e gradativa.

Surgiram novas profissões, algumas profissões antigas se extinguiram e MUITAS profissões se transformaram.

De fato, vivemos uma transformação em todas as profissões e com a Contabilidade não é diferente. A cada dia que se passa, novas tecnologias são descobertas e aplicadas dentro da rotina desse setor.

Então, respondendo à pergunta anterior: é, sim, possível, que todos os Contadores tenham capacidade e habilidade para prever acontecimentos nas empresas de seus clientes, porém isso só se torna assertivo e escalável, quando se utilizam ferramentas tecnológicas que permitam esses cruzamentos de informações, de forma objetiva, rápida e direta.

“E eu, o que faço com esses números?”

Uma vez que você tenha tecnologia aplicada ao seu escritório, para gerar insumos estratégicos para seus clientes, chegou a hora de transformar isso em elementos para que seu cliente compreenda sua importância como Contador e Consultor de Negócios, para que você seja valorizado e remunerado pelo seu trabalho.

Insumos estratégicos são importantes para toda e qualquer empresa e, muitas vezes, quando entregamos isso por e-mail ou mesmo impresso, para um empreendedor, ele pode ter dificuldades de entender o que esses insumos significam.

Cabe a você apresentar esses dados e apontar exatamente qual é a situação da empresa, sempre visando ao desenvolvimento da companhia.

Uma reunião para apresentação de dados (mensalmente ou bimensalmente), e até para elencar elementos que precisam de mudança dentro da empresa, irá elevar seu patamar junto ao cliente, tornando sua ação muito mais consultiva no mercado.

Mas lembre-se de que esse trabalho deve ser remunerado e não apenas inserido dentro da Contabilidade normativa.

“Não quero mudar, o que vai acontecer?”

Ao contrário do que muitos dizem, acreditamos que a Contabilidade não vai acabar, ela está em transformação e irá se transformar a cada nova tecnologia, a cada nova ferramenta.

Os que resistirem à transformação digital estarão fadados a lutar contra uma evolução natural da prática contábil e concorrerão com os que aderirem à Contabilidade digital.

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

SIMPLES NACIONAL E O SUBLIMITE DO ICMS/ISS

SIMPLES NACIONAL E O SUBLIMITE DO ICMS/ISS O Simples Nacional é o nome abreviado do “Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte”. Trata-se de um regime tributário diferenciado, simplificado e

PODER DIRETIVO: SAIBA SUA IMPORTÂNCIA

PODER DIRETIVO: SAIBA SUA IMPORTÂNCIA Poder diretivo é o conjunto de prerrogativas asseguradas pelo ordenamento jurídico que são concentradas na figura do empregador para a direção das atividades dos empregados, no contexto da relação de emprego. Existe um fundamento legal

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top