A importância de manter seu CNPJ regular

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
CNPJ REGULAR
O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é o número de identificação, no qual a Receita Federal do Brasil cadastra as empresas e organizações, que são pessoas jurídicas.

Exemplificando o CNPJ seria o CPF (Cadastro de Pessoa Física) para as pessoas jurídicas.

Cada estabelecimento, possuí um CNPJ, mesmo sendo matriz e filiais, cada um terá o seu cadastro para identificação.

O CNPJ traz mais credibilidade e profissionalismo perante cliente, fornecedores e investidores.

Instituições Bancárias oferecem linhas de créditos para empresas, com condições mais vantajosas, comparadas as pessoas físicas.

Porém, não é apenas registrar a constituição da empresa e ter o número do CNPJ, deverá ter uma boa administração, para que o CNPJ não tenha nenhuma restrição.

Uma empresa com dívidas, terá dificuldades na liberação de créditos para capital de giro, compra com fornecedores e até mesmo o distanciamento de possíveis investidores.

Outro ponto que o empresário deve se atentar, é com relação as obrigações fiscais e tributárias, pois a falta de entrega destas obrigações, poderá bloquear as emissões de certidões, o que trará também dificuldades com créditos com terceiros e o fechamento de contratos com clientes.

Uma empresa na qual não consiga fazer a emissão de certidão negativa, não conseguira participar de licitações, dependendo do ramo de atividade, isto poderá levar à empresa a falência.

Empresas que participam de licitação, além das certidões, deveram analisar todos os documentos e cadastros exigidos, para que não sejam surpreendidos na publicação dos editais.

Existem diversas certidões, sendo que cada Instituição tem suas exigências e procedimentos, para emissão.

Assim, sempre, esteja assessorado por um profissional com expertise e experiência na área, para que possa assessorar e orientar, evitando custos e despesas por falta de documentos ou penalidades.

Fonte: Alexandre Dell’ Orti – Contador

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Educação Continuada

A educação continuada tem como objetivo atualizar o profissional sobre as tendências de mercado inovadoras, estratégias empresariais mais eficientes, modelos de gestão aprimorados e novas formas de se executar tarefas. Dentro das empresas, a educação continuada também pode estar presente

MEI

O MEI é conhecido por ser um modelo empresarial extremamente simplificado, no entando, indepente da sua simplicidade, a categoria de microempreendedor possui regras como qualquer outro modelo de negócio. Dessa forma, deixar de cumprir com as suas obrigações fiscais podem

PROFISSIONAL LIBERAL PODE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL?

PROFISSIONAL LIBERAL PODE SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL? Por: Ana Luzia Rodrigues Quem decide trabalhar por conta própria se depara geralmente com algumas denominações como profissionais liberais e Microempreendedores Individuais (MEIs). O mundo moderno nos trouxe a possibilidade de escolher o

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top