A importância de manter seu CNPJ regular

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
CNPJ REGULAR
O CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é o número de identificação, no qual a Receita Federal do Brasil cadastra as empresas e organizações, que são pessoas jurídicas.

Exemplificando o CNPJ seria o CPF (Cadastro de Pessoa Física) para as pessoas jurídicas.

Cada estabelecimento, possuí um CNPJ, mesmo sendo matriz e filiais, cada um terá o seu cadastro para identificação.

O CNPJ traz mais credibilidade e profissionalismo perante cliente, fornecedores e investidores.

Instituições Bancárias oferecem linhas de créditos para empresas, com condições mais vantajosas, comparadas as pessoas físicas.

Porém, não é apenas registrar a constituição da empresa e ter o número do CNPJ, deverá ter uma boa administração, para que o CNPJ não tenha nenhuma restrição.

Uma empresa com dívidas, terá dificuldades na liberação de créditos para capital de giro, compra com fornecedores e até mesmo o distanciamento de possíveis investidores.

Outro ponto que o empresário deve se atentar, é com relação as obrigações fiscais e tributárias, pois a falta de entrega destas obrigações, poderá bloquear as emissões de certidões, o que trará também dificuldades com créditos com terceiros e o fechamento de contratos com clientes.

Uma empresa na qual não consiga fazer a emissão de certidão negativa, não conseguira participar de licitações, dependendo do ramo de atividade, isto poderá levar à empresa a falência.

Empresas que participam de licitação, além das certidões, deveram analisar todos os documentos e cadastros exigidos, para que não sejam surpreendidos na publicação dos editais.

Existem diversas certidões, sendo que cada Instituição tem suas exigências e procedimentos, para emissão.

Assim, sempre, esteja assessorado por um profissional com expertise e experiência na área, para que possa assessorar e orientar, evitando custos e despesas por falta de documentos ou penalidades.

Fonte: Alexandre Dell’ Orti – Contador

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

CORRETOR DE IMOVEIS E CONSTRUTORA

CORRETOR DE IMÓVEIS E CONSTRUTORA Por entender que ficou comprovada a existência de um contrato de natureza civil para prestação de serviços autônomos, a 1ª Vara do Trabalho de Bauru (SP) julgou improcedente o pedido de reconhecimento de vínculo de

MERCADO DE CAMBIO BRASILEIRO

MERCADO DE CÂMBIO BRASILEIRO Caro jornalista, com a sanção presidencial da Nova Lei Cambial (Lei 14.286, de 29 de dezembro de 2021), o ano de 2021 ganha mais um marco relevante no que se refere à regulação financeira. Para ajudar

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO! Dicas para economizar

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: TRÊS DICAS PARA ECONOMIZAR COM TRIBUTOS E MANTER O COMPLIANCE FISCAL As empresas estão constantemente buscando maneiras de reduzir custos e otimizar recursos, principalmente nesse período, em que estão estruturando a operação para 2022. E, pensando nesse desafio,

Opcao pelo SIMPLES NACIONAL 2022

2022 – 30/12/2021 Podem optar pelo Simples Nacional as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que não incorram em nenhuma das vedações previstas no art. 3º, §4º, e art. 17 e parágrafos da Lei Complementar 123, de 2006,

Vamos melhorar a comunicação?

CONFIRA DICAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERNA NAS EMPRESAS NESTE NOVO ANO A pandemia acelerou a transformação digital e a migração dos profissionais para o trabalho remoto e regimes híbridos. Sem a conversa de corredor e aquele tira-dúvidas rápido com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Open chat