As questões do autoconhecimento e da saúde mental têm sido cada vez mais pautadas nos últimos anos, seja em nosso ciclo social, nas redes sociais e nas empresas. A demanda por programas em prol da saúde mental do colaborador é uma necessidade atual no mercado corporativo.
Como forma de ajudar as empresas que buscam reconectar os seus colaboradores na retomada ao trabalho presencial, reunimos algumas dicas que podem agregar na cultura organizacional.
Apoie os colaboradores
De um lado, salários, benefícios e carreira têm sido fatores-chave para os colaboradores. Por outro, fatores nocivos que implicam na saúde mental, como por exemplo, desgaste emocional ou distanciamento do líder e equipe, se tornaram ameaças ao bem-estar do trabalho e podem comprometer a saúde do trabalhador. Segundo a especialista, é preciso apoiar campanhas que possam aprimorar o relacionamento no ambiente.
Incentive a prática de atividades físicas
As atividades físicas trazem benefícios para o corpo e mente, mas nem sempre todo colaborador tem tempo para se dedicar à academia ou fazer uma caminhada.
Use a tecnologia ao seu favor
As novas tecnologias de comunicação desencadearam mudanças na vida dos colaboradores, como o uso de aplicativos que facilitam o processo organizacional das empresas e impulsionamento da produtividade.
Realize eventos voltados para a saúde mental
Uma das formas de cuidar da saúde mental no trabalho é realizar eventos voltados para a saúde mental. As organizações precisam priorizar palestras e rodas de conversas entre os colaboradores e profissionais da área da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras.
Fonte: Vandson Cunha