5 habilidades empresariais que você precisa ter

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
habilidades empresariais

Sempre no início de cada ano, é importante rever quais são as suas habilidades empresariais e competências empreendedoras para saber o que merece ser transformado. Trata-se de uma reflexão sincera sobre as suas capacidades como gestor e como adquirir novas competências que favoreçam o seu trabalho, o seu negócio e o seu desenvolvimento pessoal. A seguir, destacamos algumas habilidades empresariais muito requisitadas em qualquer segmento!

1) Ter uma visão estratégica e inovadora

Não se trata de uma daquelas suposições que muitos teóricos de RH fazem sobre competências necessárias para o desenvolvimento do trabalho do gestor. De fato, todo empreendedor, administrador e por que não profissional comum deve ter uma visão estratégica do negócio.

Ou seja, de que modo mais ágil e proveitoso deve-se aplicar as suas ações e o planejamento para que a empresa tenha os melhores resultados, maior produtividade e até mesmo mais satisfação pessoal. Quais os pontos fortes e fracos, as oportunidades e desafios estão colocados e como pensar fora da caixa, seja nas pequenas ou grandes atitudes, para proporcionar mais inovação ao negócio.

Utilizar recursos estratégicos e dinâmicos, como a Contabilidade Consultiva, métodos ágeis de gestão, recursos de automação de processos, entre outros, por exemplo, são escolhas que perpassam por este tipo de visão. Além disso, a Contabilidade pode ser mais estratégica e apoiar a todo momento o seu negócio.

2) Saber vender

Mesmo que não atue diretamente na área de vendas, todo gestor precisa saber vender os seus produtos e serviços. São as vendas que trazem divisas ao negócio e permitem a sua sustentabilidade. Além de técnicas e estratégias de vendas, até mesmo para orientar a sua equipe e gerar as metas e objetos do seu negócio, é importante entender o consumidor, entender os recursos e canais disponíveis, colocar-se no lugar dos diferentes públicos da empresa, entender as tendências do mercado e, assim, gerar ações que sejam necessárias para o desempenho da empresa.

3) Saber se comunicar com eficiência

Esta é uma das habilidades empresariais por excelência. É preciso ter recursos que façam as suas ideias e informações serem entendidas por diferentes interlocutores. É preciso ainda dominar os diferentes recursos comunicativos, bem como as diferentes linguagens.

Além disso, é preciso saber ouvir o que está sendo dito. Dar feedback. Não supor respostas, mas refletir as informações que chegam até você. Dominar outros idiomas também é uma competência cada vez mais exigida pelo mercado, principalmente em cargos de gestão.

4) Gerar novos diferenciais

Desenvolver a capacidade de gerar novos diferenciais não é algo tão corriqueiro. Em um mercado cada vez mais acelerado, ao invés de buscar externamente recursos e soluções que gerem diferenciais competitivos para o seu negócio, é importante criá-los dentro da estrutura da empresa.

Isso não é fácil! Exige mudança da cultura organizacional, empenho de novas práticas de gestão e modelos de gestão mais horizontalizados. Mas os resultados podem ser incríveis. Tudo começa pela gestão.

5) Networking

Criar uma rede de contatos é essencial, e sempre foi, ao gestor. Não há novidades sobre a necessidade de contar com parceiros, consultores, amigos, fornecedores, investidores, colaboradores e outros players em sua rotina. No entanto, com as novas tecnologias, há também novos formatos de contatos, um novo tipo de comunicação e até um alcance maior para o seu networking. Utilize os recursos digitais para aumentar a sua rede de relacionamentos, mas não dei

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

FRANQUIA É UM BOM NEGOCIO?

2  FRANQUIA É UM BOM NEGÓCIO? Se você está pensando em empreender, uma opção a ser considerada é abrir uma franquia. Embora o investimento inicial possa ser um pouco mais alto do que criar um negócio do zero, as franquias

CONFIRA NOVE APLICATIVOS QUE FACILITAM A ROTINA DIÁRIA

Esse dado impressionante é resultado de um estudo feito pela empresa especializada em mercado mobile Data.AI (antiga App Annie), que revela um importante papel de ferramentas que trazem praticidade para o nosso dia a dia. Seja para pessoas físicas ou

DAS entenda o que é e como funciona

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional. O valor do DAS Simples Nacional para MEs e EPPs não é fixo. Isso ocorre pois

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top