VIERAM PRA FICAR NOS PEQUENOS NEGÓCIOS | |
O ano de 2022 começa com muitos desafios para os empreendedores, mas também é um ano de novas oportunidades.
Mariana Cammarano, empreendedora e consultora em marketing, pontua que algumas atitudes criadas ou intensificadas durante a pandemia podem ser adotadas ou mantidas na vida do empreendedor. E a boa notícia é que são tendências que só vão ajudar no dia a dia de quem tem um negócio. Mariana fez uma lista com as 5 tendências que vieram pra ficar. Confira abaixo: 1- Liberdade geográfica “Você pode fazer negócio muito mais fácil online com pessoas de outros estados e países. Isso é um mar de oportunidades e amplia muito as chances de negócios”, afirma Mariana. 2- Relações mais verdadeiras “Isso traz uma possibilidade de maior identificação e, consequentemente, de poder ser mais vulnerável, porque você tem a certeza de que o outro entende o que você está falando e sentindo. As relações ficam mais fáceis, mais fluidas e mais verdadeiras”, diz. 3- Criação de comunidade “Tivemos um movimento muito grande de apoio a estabelecimentos locais, e eu acho que isso não se perde. Vai ficar mais fácil agir localmente, conseguir mobilizar a comunidade. Ser pequeno vai ser mais fácil e mais possível”, prevê a especialista. Em maio de 2021, o g1 contou algumas histórias de pequenos empresários que estavam se beneficiando do poder da comunidade. Os empresários Ana Rosa Guedes e Rodrigo Laranjeira, donos de uma padaria artesanal, viram o faturamento aumentar 4 vezes em 10 meses, durante a pandemia. Para eles, o sucesso veio exatamente da divulgação boca a boca e, por isso, a empresa cresceu de forma orgânica. 4- Respeito à saúde mental “Eu acho que existe maior respeito e maior conscientização sobre o quanto a saúde mental é importante e não deve ser ignorada”, diz Mariana. 5- Melhor relação com a tecnologia “A tecnologia é inevitável e veio pra ficar, mas temos que aprender a ter uma boa relação com ela, porque o excesso também não é saudável. Estamos aprendendo e tem ficado cada vez mais fácil usar a tecnologia a nosso favor”, completa Mariana. Estudo realizado em 2021 mostrou que os pequenos negócios que aderiram às vendas on-line conseguiram reduzir queda no faturamento durante a pandemia. Com certeza, esse é um caminho sem volta. Fonte: com informações do G1 |