Ícone do site Contabilidade na Lapa – SP | RM Assessoria

Cuidados ao comprar uma empresa!

Se a sua intenção é empreender, já deve ter percebido que comprar empresas é uma tarefa um pouco complicada, uma vez que antes de efetivar o negócio é preciso passar por umas etapas. Todavia, há uma forma simples de conseguir uma solução para este problema antes mesmo que ele apareça: a busca de muita informação para ter certeza de que não irá correr nenhum risco.

Antes de conhecer as etapas de um processo de compra de empresas no Brasil é importante entender os motivos que levam uma empresa a ser vendida. De acordo com o Sebrae, um dos principais motivos de venda é a falta de planejamento ou capacidade para administrar o negócio.

Cuidados antes de comprar uma empresa
Antes da compra é necessário checar algumas informações fiscais e contábeis para não “entrar numa furada”, como se diz no popular. O Código Civil Brasileiro é bem claro e diz que o novo dono ou sócio torna-se responsável por sanar quaisquer problemas em aberto.

Portanto, busque descobrir:
● Se a empresa tem um CNPJ;
● Se a empresa possui algum débito fiscal;
● Se está sendo processada por algum motivo;
● Se possui alguma dívida com funcionários, em relação a férias, por exemplo;
● Se possui boa relação com seus fornecedores e clientes.

A próxima etapa é a checagem de documentação. É necessário averiguar tudo que for possível em relação a toda documentação da empresa, desde contratos e carteira de clientes até dados fiscais.

Analise as declarações fiscais da empresa nos últimos cinco anos. Isso irá ajudá-lo a verificar a rentabilidade real do negócio e ficar ciente de qualquer tipo de responsabilidades fiscais e dívidas.

O auxílio de um escritório contábil é sempre bem-vindo nessas ocasiões, por isso estamos sempre aqui para tirar qualquer dúvida. Conte conosco!

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile