Cuidados ao comprar uma empresa!

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Se a sua intenção é empreender, já deve ter percebido que comprar empresas é uma tarefa um pouco complicada, uma vez que antes de efetivar o negócio é preciso passar por umas etapas. Todavia, há uma forma simples de conseguir uma solução para este problema antes mesmo que ele apareça: a busca de muita informação para ter certeza de que não irá correr nenhum risco.

Antes de conhecer as etapas de um processo de compra de empresas no Brasil é importante entender os motivos que levam uma empresa a ser vendida. De acordo com o Sebrae, um dos principais motivos de venda é a falta de planejamento ou capacidade para administrar o negócio.

Cuidados antes de comprar uma empresa
Antes da compra é necessário checar algumas informações fiscais e contábeis para não “entrar numa furada”, como se diz no popular. O Código Civil Brasileiro é bem claro e diz que o novo dono ou sócio torna-se responsável por sanar quaisquer problemas em aberto.

Portanto, busque descobrir:
● Se a empresa tem um CNPJ;
● Se a empresa possui algum débito fiscal;
● Se está sendo processada por algum motivo;
● Se possui alguma dívida com funcionários, em relação a férias, por exemplo;
● Se possui boa relação com seus fornecedores e clientes.

A próxima etapa é a checagem de documentação. É necessário averiguar tudo que for possível em relação a toda documentação da empresa, desde contratos e carteira de clientes até dados fiscais.

Analise as declarações fiscais da empresa nos últimos cinco anos. Isso irá ajudá-lo a verificar a rentabilidade real do negócio e ficar ciente de qualquer tipo de responsabilidades fiscais e dívidas.

O auxílio de um escritório contábil é sempre bem-vindo nessas ocasiões, por isso estamos sempre aqui para tirar qualquer dúvida. Conte conosco!

  • Fonte: Jornal Contábil
    .
    .
    .
    #compra #empresa #contabilidade #cuidados #empreender #dicas
Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

FRANQUIA É UM BOM NEGOCIO?

2  FRANQUIA É UM BOM NEGÓCIO? Se você está pensando em empreender, uma opção a ser considerada é abrir uma franquia. Embora o investimento inicial possa ser um pouco mais alto do que criar um negócio do zero, as franquias

CONFIRA NOVE APLICATIVOS QUE FACILITAM A ROTINA DIÁRIA

Esse dado impressionante é resultado de um estudo feito pela empresa especializada em mercado mobile Data.AI (antiga App Annie), que revela um importante papel de ferramentas que trazem praticidade para o nosso dia a dia. Seja para pessoas físicas ou

DAS entenda o que é e como funciona

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional. O valor do DAS Simples Nacional para MEs e EPPs não é fixo. Isso ocorre pois

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top