CONFIRA CUIDADOS NECESSÁRIOS AO TROCAR O EMPREGO ESTÁVEL PELO EMPREENDEDORISMO

Compartilhe nas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
CONFIRA CUIDADOS NECESSÁRIOS AO TROCAR O EMPREGO ESTÁVEL PELO EMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo tem sido uma opção muito visada no Brasil desde o começo da pandemia, sendo considerado atualmente o segundo maior sonho do brasileiro, que busca mudar sua carreira.

Ter o próprio negócio pode gerar muitos ganhos e conquistas, mas essa decisão deve ser tomada com cautela para evitar ações impulsivas que possam prejudicar o trabalhador e fechar portas no mercado.

Para Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), muitas vezes esse desejo de empreender está associado à insatisfação no trabalho atual.

Antes de qualquer atitude drástica é necessário tentar, primeiramente, mudar o pensamento da empresa em que você trabalha. É claro que é difícil, mas a adaptação pode ser mais fácil do que você imagina. “Temos responsabilidades financeiras, então você precisa ter cuidado. Se você está infeliz, provavelmente é porque o seu ambiente de trabalho não é dos melhores. Nesse caso, primeiramente, tente mudar a filosofia do local em que você trabalha e, caso não consiga, aí sim mude de lugar ou abra o seu próprio negócio”, pondera.

Atenção ao empreender pelos motivos errados
De acordo com o especialista em gestão de pessoas, 82% dos colaboradores que pedem demissão não se demitem da empresa, mas sim da liderança. “Isso é muito perigoso, porque a pessoa até gosta da empresa, tem bons salários, mas não tem mais uma boa relação com seu chefe. Esse é o principal gatilho para começar a empreender e trabalhar por conta própria”, relata.

Muitas vezes, as pessoas têm a ilusão de que ao realizar esse ato irão trabalhar menos e ganhar mais dinheiro, mas Slivnik deixa claro que não é bem assim. “Essa é uma realidade muito distante. Inclusive, em geral é justamente o contrário disso, principalmente em um primeiro momento. Provavelmente você irá trabalhar mais e ganhar menos, pelo menos até receber a atenção do público e alavancar suas vendas ou serviços”, pontua.

A jornada pode ser desafiadora
Para quem realmente acha que empreender é a melhor saída, o especialista revela que é preciso ter paciência e perseverança. “O Walt Disney foi demitido, acredite ou não, por falta de criatividade, além de levar três empresas à falência. Aos 22 anos de idade ele pediu 500 dólares ao seu tio Bob e junto com seu irmão Roy, abriram a Disney. Hoje a empresa é quase centenária, sendo provavelmente a companhia mais amada do mundo”, explica.

Segundo Slivnik, os erros podem trazer a experiência necessária para alcançar o sucesso. “Muitas vezes você vai falhar ao empreender, mas com certeza irá tirar algum aprendizado disso. Esses erros costumam ser dolorosos, porém é preciso estar preparado para enfrentar as adversidades que o empreendedorismo traz”, relata.

O especialista em gestão de pessoas conta que, ao abrir o próprio negócio, o primeiro passo é se preparar antes de tomar qualquer decisão, sabendo o propósito da sua empresa com clareza.

“A primeira pergunta que você precisa responder para você é: qual é o problema que você quer resolver no mundo? Quando você tem clareza do problema que você quer resolver, você estuda o mercado, vê quais são os seus concorrentes, conversa com pessoas que já percorreram esse caminho que você deseja trilhar. Assim, a jornada para ter sucesso nesse empreendimento será mais curta”, finaliza.

Com informações Alexandre Slivnik e Carolina Lara Comunicação
Fonte: Contábeis

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

FRANQUIA É UM BOM NEGOCIO?

2  FRANQUIA É UM BOM NEGÓCIO? Se você está pensando em empreender, uma opção a ser considerada é abrir uma franquia. Embora o investimento inicial possa ser um pouco mais alto do que criar um negócio do zero, as franquias

CONFIRA NOVE APLICATIVOS QUE FACILITAM A ROTINA DIÁRIA

Esse dado impressionante é resultado de um estudo feito pela empresa especializada em mercado mobile Data.AI (antiga App Annie), que revela um importante papel de ferramentas que trazem praticidade para o nosso dia a dia. Seja para pessoas físicas ou

DAS entenda o que é e como funciona

Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional. O valor do DAS Simples Nacional para MEs e EPPs não é fixo. Isso ocorre pois

Por quanto tempo deve se guardar do documentos no RH

Todos os dias, as empresas lidam com vários documentos em seu setor de Recursos Humanos (RH). Dependendo do porte da companhia, mais de dez contratos de admissão de funcionários são solicitados ao colaborador que está entrando na empresa. Todavia, antes

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top