O capital empreendedor, também conhecido como capital ou investimento de risco, é uma das formas de captar recursos para realizar os planos e projetos de longo prazo do seu negócio. Nessa forma de financiamento, um investidor – chamado de investidor de risco – aporta recursos no negócio em troca de participação societária, geralmente minoritária, de uma empresa de capital fechado.
Esse aporte pode ocorrer em diversos momentos de um projeto. De negócios que estão começando até os mais maduros, que já possuem uma grande operação mas precisam de recursos para continuar crescendo.
No caso do capital empreendedor, o investidor aporta os recursos na empresa em troca de uma participação societária.
Geralmente, o objetivo é vender essa participação após alguns anos por um valor maior do que ele pagou.
Investidores de risco podem entrar em diversas etapas de desenvolvimento de um negócio. Para cada estágio, existe um tipo de investidor com critérios de seleção e objetivos específicos. E um resumo com os estágios do capital empreendedor, incluindo o valor médio investido e os tipos de investidores que investem em cada etapa.
Saiba mais
Guia sobre oferta de capital para negócios de impacto social
Já se o seu negócio tem um forte impacto social, o Sebrae desenvolveu um guia que irá ajudá-lo na hora captar investimentos. Nele, você confere as principais fontes de financiamento e instrumentos financeiros, além de saber mais sobre financiamento coletivo e outras maneiras de dar o pontapé que o seu negócio precisa. Faça o download agora mesmo: é gratuito!
www.sebrae.com.br
Fonte : SEBRAR