BALANÇO PATRIMONIAL: O QUE É? SAIBA COMO FAZER E EXEMPLOS | |
Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros. Tido como o demonstrativo financeiro mais importante de um negócio, saber o que é Balanço Patrimonial é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa em dia. Isso porque, esse documento lista todos os bens, recursos, direitos e investimentos pertencentes ao seu negócio. Com a visão ampla e clara desses valores, fica bem mais fácil identificar se a empresa está gerando lucros ou não, se é um bom momento para investir, se é mais prudente reter gastos etc. O que é Balanço Patrimonial? Também chamado de Balanço Contábil, saber o que é Balanço Patrimonial é a melhor forma de fazer um levantamento completo de todos os bens e direitos de um negócio, identificando também suas fontes de recursos e investimentos. Para que serve o Balanço Patrimonial?
Quando deve ser feito o balanço patrimonial? De modo geral, costuma ser elaborado a cada 12 meses. Porém, nada impede que seja feito em menos tempo para ser utilizado para alguns dos objetivos citados anteriormente. No entanto, de acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar uma série de demonstrativos financeiros, que têm como base de elaboração a escrituração contábil do negócio. Assim, entre as obrigações contábeis e obrigações fiscais do pequeno empreendedor, assim como do médio e grande, esse é mais um documento que precisa ser preparado. Por esse motivo, saber o que é Balanço Patrimonial e como elaborá-lo é tão importante para o seu negócio. Aqui, é fundamental ressaltar que, junto com esse documento, é preciso preparar também o DRE, Demonstrativo de Resultados do Exercício. Qual a estrutura do Balanço Patrimonial ou Contábil? Do que é composto? O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:
Assim, do lado esquerdo desse documento temos os ativos, que são os bens e direitos de um negócio; e do direito os passivos, que são as obrigações, e também o patrimônio líquido. Exemplo de Balanço Patrimonial Balanço Patrimonial 2. Passivos: Obrigações com terceiros 3. Patrimônio Líquido: Obrigações com a empresa, tais como acionistas, diretores e outros Total de Ativos………… R$ Total de Passivos………………R$ É importante ressaltar que o Total de Ativos deve ser igual ao Total de Passivos. Quem vai garantir que essa conta “feche” é o Patrimônio Líquido. Ou seja, a ideia do Balanço Patrimonial na Contabilidade é que haja um equilíbrio entre os dois lados. Considerando isso, a fórmula básica desse relatório é: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido O que é Ativo e Passivo na contabilidade? E Patrimônio Líquido? Ativos Passivos Estrutura dos Ativos e Passivos Assim, os ativos são separados da seguinte forma:
Já a estruturação dos passivos no Balanço Patrimonial da contabilidade é dividida em:
Patrimônio Líquido Em uma explicação simplória, o Patrimônio Líquido indica o retorno financeiro que sócios e acionistas obtiveram com o negócio ao final de determinado período. O que analisar em um Balanço Patrimonial? Só a maneira como esse relatório é montado já gera uma resposta rápida se a sua empresa vai conseguir, ou não, quitar os compromissos assumidos. Ou seja, uma das análises que pode ser feita, tendo como base o Balanço Patrimonial, é se a quantidade de passivos do período podem ser prejudiciais ao crescimento financeiro da sua empresa. Outras análises possíveis pelo Balanço Patrimonial Denominada “estrutura de capital”, essa análise permite que o empreendedor verifique se os recursos obtidos para manter o seu negócio tem custos menores do que os seus lucros. Ou seja, ele pode verificar se que a captação de recursos de terceiros (passivos, tais como empréstimos e aportes) gera rendimento maior para a empresa, ou se é melhor se manter com meios próprios. Como elaborar um Balanço Patrimonial? A partir de agora vamos explicar tudo o que é preciso para elaborar o da sua empresa. Primeiro, é importante ter em mente que só é possível preencher um Balanço Patrimonial se o gestor tiver um bom controle do fluxo financeiro da empresa, com toda a documentação do período separada e organizada. Assim, antes de elaborar esse documento, é fundamental ter o Relatório Contábil, composto por todos os registros contábeis ocorridos de fato no período a ser analisado. Como o Relatório Contábil é elaborado? Para isso, o contador realiza a escrituração no Livro Diário. Esse controle, por sua vez, visa registrar todos os fatos contábeis e financeiros ocorridos, incluindo entradas e saídas. O Registro Contábil é obrigatório? Além disso, de acordo com as normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Relatório Contábil e o registro dos fatos contábeis e financeiros são obrigatórios a todas as empresas, incluindo as optantes do Simples Nacional (exceto MEI, Microempreendedores Individuais). O que acontece quando a empresa não tem o Balanço Contábil e seus livros?
Como calcular os principais indicadores do Balanço Patrimonial? A definição desses indicadores também ajuda a analisar melhor seu Balanço Patrimonial e, dessa forma, ter uma visão mais clara da atual situação econômica da sua empresa. Assim, os principais indicadores a serem utilizados nesse relatório são os:
Indicadores de renda Veja a fórmula a ser aplicada para obter o resultado de cada um deles:
Indicadores de liquidez
Indicadores de dívidas Para isso, podem ser utilizados o que visa identificar o grau de endividamento e outro que aponta o endividamento em si, da seguinte forma:
Como calcular Patrimônio Líquido no Balanço Patrimonial? Patrimônio Líquido = valor do ativo – valor do passivo Como montar o Balanço Patrimonial na prática (passo a passo) Assim, para montar o seu relatório, basta seguir estes passos:
Qual a melhor maneira de fazer um Balanço Patrimonial sem erro? A fim de evitar erros contábeis que podem prejudicar a sua empresa, o ideal é contar com o auxílio de um contador em todas as etapas do processo. E ainda que você já tenha um profissional contábil responsável pela sua empresa, saiba que você pode trocar de contador a qualquer tempo e usufruir, por exemplo, das vantagens de uma contabilidade on-line. Assim, além de elaborar o Balanço Patrimonial do seu negócio, esse profissional vai lhe ajudar em diversas outras questões tributárias e financeiras, sem que você precise sair da sua casa ou da sua empresa para isso. Fonte: Contabilizei |