QUATRO PASSOS PARA TER SUCESSO NA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE TRABALHO HÍBRIDO | Ao migrar para o home office de um dia para o outro, muita gente descobriu que nem tudo são flores no trabalho exclusivamente remoto. Um estudo realizado pela Nespresso Professional mostrou os principais problemas apontados por 613 profissionais de empresas brasileiras – entre eles, a dificuldade de conciliar a rotina com as tarefas escolares dos filhos (60%), a pouca interação com colegas (42%) e a falta de estrutura adequada para trabalhar de casa (13%). Por outro lado, houve ganhos: 64% dos respondentes afirmaram estar passando mais tempo com a família; 52%, praticando mais atividades físicas; e 46% relataram ter ganhado cerca de duas horas livres por dia com o fim dos deslocamentos até o escritório.
Não à toa, o trabalho híbrido se tornou uma opção desejável para boa parte das pessoas – e o sistema atrai também as empresas, que querem aumentar o engajamento e a colaboração entre funcionários, sem perder as vantagens do esquema remoto: “Para as empresas, a principal vantagem foi a redução de custos. Mas os executivos também perceberam outros pontos positivos, como a possibilidade de contratar colaboradores que morem em outras regiões geográficas”, diz Fernando Gorguet, Head de Global Sales da plataforma de gestão do workplace Deskbee. Mas, claro, a adoção do trabalho híbrido só deve acontecer quando de fato fizer sentido para a empresa e seus funcionários. “O primeiro passo é entender que este novo modelo não deve ser uma réplica controlada do anterior: é uma oportunidade para implementar um novo sistema baseado nas preferências e, principalmente, naquilo que tem valor para cada um”, aponta Mário Verdi, CEO da Deskbee. “Para que o escritório híbrido funcione, é essencial organizar de modo estratégico e cuidadoso a migração para o modelo.” Perguntamos aos especialistas da Deskbee, HRTech dedicada à gestão do escritório híbrido, quais são os passos essenciais para organizar a implementação do modelo nas empresas. Confira: Olhar para dentro Valorizar (de verdade) as opiniões dos colaboradores O que beneficia uma pessoa pode não beneficiar outra. Por isso, ouça seus colaboradores para compreender o que está acontecendo, e trate cada um de maneira individual. Faça pesquisas, escute as diferentes realidades e entenda como isso deve afetar as rotinas no modelo híbrido. “É fundamental saber se os funcionários se sentem seguros em sair de casa e estar no ambiente de trabalho, e quais os motivos das respostas de cada um, tanto positivas quanto negativas”, destaca Mário Verdi, da Deskbee. Definir estratégias de transição Começar com cautela |