3 VILÕES PARA O FATURAMENTO DAS VAREJISTAS | |
Por: Danielle Nader
O varejo é um dos mercados mais vulneráveis a perdas financeiras, que podem ser causadas por mudanças no cenário econômico ou por problemas com a organização dos processos, que se refletem diretamente em disputas e contestações de compras pelos clientes. Nos últimos anos, o comércio eletrônico brasileiro foi destaque no setor varejista, que cresceu impulsionado pelo efeito da pandemia da Covid-19. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os pedidos registrados pelo e-commerce saltaram de 214.2 milhões, em 2019, para 368.68 milhões, em 2022. A previsão da associação é de que o mercado deve fechar o ano de 2023 registrando 395 milhões de pedidos. Segundo o country manager da Stratis Risk Management, Fabiano Grottoli, a venda online tem sido a mais vulnerável às perdas potenciais do varejo, devido a uma série de questões ligadas ao processo de pagamento digital e logísticas. O especialista pontua os principais fatores que afetam o faturamento do comércio online, confira. Chargeback Além das questões que envolvem a devolução do dinheiro, nem todas as disputas são analisadas pelos lojistas, pois este é um processo que demanda muito tempo e mão de obra. O que ocorre, na maioria das vezes, é a absorção dos custos diretos pelos comerciantes. Contudo, o acúmulo de chargebacks pagos tende a gerar alto impacto no resultado dos varejistas. Variação de juros “A variação do juros forma um ciclo de alterações no mercado. Ele impacta o bolso do consumidor, que pesquisa mais antes de gastar, devido às alterações dos preços. Por isso, além da mudança no valor dos itens, os varejistas também sofrem com o comportamento de consumo dos clientes”, explica Fabiano. Perdas operacionais O especialista em chargeback, explica que a ascensão do comércio eletrônico oferece maior comodidade ao consumidor, mas também causa mais prejuízos para os lojistas devido ao aumento de demanda e, consequentemente, disputas e contestações de compras. Hoje, é possível contornar a maioria das contestações, por meio da plataforma de gestão de chargeback, que tem como principal objetivo automatizar as operações para simplificar processos e reduzir as taxas de win rates (disputas ganhas). Essa ferramenta pode ser a solução para a identificação de operações é capaz de identificar os principais gastos e evitar prejuízos com operações que não precisam ser realizadas. |